Rescaldo do fim-de-semana
Então 6ªfeira lá fomos à procura de um "lugar ao sol" na costa alentejana. Saímos de Lx por volta das 18h30, apanhámos imenso trânsito na 25 de Abril (já estava nos planos). Fomos confiantes de que o GPS iria resolver a nossa falta de orientação mas, a bem dizer, lixámo-nos. Andámos perdidos por instantes porque a praia da Galé não vem no mapa. Eram 20h40 quando chegámos ao parque (btw já arranjavam aquela estradinha de cabras) e às 21h00 já tínhamos escolhido o spot e começámos a descarregar o carro. O parque estava cheíssimo... disseram-nos à entrada "se não esgota hoje à noite, esgota amanhã de manhã". Depois de tudo pronto, jantámos a salada fria que trazíamos já feita (ahh campistas de cidade!! ehehe) e fomos dar uma volta pelo parque.
O parque é realmente espectacular. Restaurante, bares, tabacaria, peixaria, talho, padaria, supermercado, piscinas... mas o melhor mesmo, é a praia privativa. Sábado acordámos, qual campistas à séria, às 7h30 da manhã. A manhã estava fanhosa por isso fomos até Santo André comprar umas coisinhas que nos falharam (tínhamos grelhador, mas não tínhamos grelha... ehehe) e às 11h00 já estávamos na praia, porque entretanto o dia abriu. Belas ondas mas com bandeira verde, estava-se mesmo muito bem e só voltamos ao parque para comer qualquer coisa, mas o dia foi mesmo de praia e saímos de lá às 20h00, escaldados obviamente. A fila para tomar banho é que estava um bocado trágica mesmo aquela hora. Só existem 6 chuveiros de água quente em cada balneário e eu tinha exactamente 6 pessoas à minha frente. Depois do jantar fomos dar um pézinho de dança no bailarico e descemos, de novo, à praia. Diga-se de passagem que aquele caminho para a praia é muito mau... além de uma inclinação lixada, a areia/terra não ajuda, mas no sábado fi-lo 6x porque realmente a praia vale o péssimo acesso. O céu estava espectacular, ainda vimos umas estrelas cadentes... brutal mesmo! Na noite anterior o céu estava encoberto e não víamos nada. Nem a praia nem os seus acessos têm luz, por isso aconselho-vos a levar uma lanterna. No domingo só fomos à praia de manhã e viemos para cima tomar banho e arrumar as cenas. Almoçámos na hamburgueria... come-se bem e não é assim tão caro e por volta das 15h30 saímos do parque, embora pudessemos sair até às 17h00.
O melhor do parque: adormecer e acordar a ouvir o mar / a praia
O pior do parque: a fila para tomar banho
Conselhos: 1. não escolham logo o 1º spot que vos aparecer... o parque é enorme, escolham um lugar mais recatado, mesmo que implique ficar longe dos balneários, porque compensa; 2. em Agosto é realmente confuso, escolham outra altura do ano.